terça-feira, 13 de novembro de 2012

Humanos, os poderosos do passado

Quando os primeiros homo sapiens saíram da África, há cerca de 70 mil anos, eles eram caçadores poderosos, armados com dardos, flechas e facas de pedra trabalhada. E já há muitos anos.
Assim, qualquer Neanderthal ou animal que aparecesse à sua frente podia ser facilmente derrotado e morto.
Esta nova visão de nosso passado desenvolveu-se a partir da descoberta, na África do Sul, de lâminas de pedra de não mais de 5 centímetros de comprimento, feitas há até 71 mil anos, que demandavam muitas horas de trabalho para sua produção e uma tecnologia que passava obrigatoriamente de geração para geração.

Stone blades found in South Africa

Essas lâminas poderiam ser pontas de flecha disparadas por arco ou de dardos lançados através de cilindros ocos de madeira. Ou seja: os humanos podiam arremessar seus armamentos leves à distância, o que lhes dava enormes vantagens na caça e no combate.
Muito trabalho e habilidade eram necessárias: a rocha usada precisava ser queimada para que pudesse ser trabalhada, transformada em lâmina e presa a uma flecha. Ou seja: muita tecnologia, que demandava um cérebro evoluído e capaz de preservar seus conhecimentos durante milhares de anos.
Quando os humanos começaram sua jornada para fora do continente africano, com suas flechas e dardos, ele eram os seres mais poderosos do Planeta. Isso pode ser mais um motivo da extinção dos Neanderthals, que não tinham armas. E nem os mamutes eram páreo para nossos ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário