quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O homem mais feliz do mundo

É factual e científico: o homem mais feliz do mundo, oficialmente, é Matthieu Richard, que é simultaneamente geneticista molecular, monge budista e confidente do Dalai Lama.
Ele teve seu cérebro analisado com 256 sensores pela Universidade de Wisconsin, com resultados impressionantes:
    - O cérebro de Matthieu produz ondas gama - relacionadas à consciência, atenção, aprendizagem e memória -  num nível nunca antes reportado na história da neurociência, diz Richard Davidson, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.
Francês, 66 anos, cientista e filho de cientistas, Matthieu já fez mais de 50 mil rodadas de meditação, que segundo ele é a chave para a felicidade. Como budista e homem de ciência: "é uma área de pesquisa maravilhosa, porque demonstra que a meditação não é apenas sentar embaixo de uma mangueira, ela muda seu cérebro e muda o que você é", diz Matthieu.

 
Matthieu Richard, fazendo o teste e no Himalaia, onde vive

Os pesquisadores descobriram que Matthieu tem uma atividade extremamente alta no córtex esquerdo pré-frontal de seu cérebro, o que lhe daria uma capacidade além do normal para ser feliz e uma reduzida propensão à negatividade.
A mesma equipe de cientistas fez testes iguais com vários outros veteranos budistas, especialistas em meditação. Todos tiveram bons resultados, mas nada comparável aos do francês mais feliz do planeta.
Matthieu acha que alcançar a felicidade é possível para todos, basta treinar o cérebro com meditação. E, parece, a ciência confirma sua tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário