domingo, 4 de novembro de 2012

Os incríveis poderes dos humanos


o


O projeto Um Laptop Para Cada Criança começou há alguns anos e está alcançando boa parte de seus objetivos. A ideia é que computadores baratos, movidos à energia solar, poderiam ajudar na introdução de crianças terceiro-mundistas na idade digital.
Para conferir os limites do projeto, voluntários resolveram fazer uma experiência: entregaram uma caixa contendo um tablet movido a Android para cada criança em duas paupérrimas vilas da Etiópia, com taxa de alfabetização próxima de zero. E foram observar. Nenhuma instrução, nenhum professor, nenhum texto, ninguém para explicar nada.
Conta um voluntário:
"Pensávamos que as crianças iriam brincar com as caixas. Em quatro minutos um criança havia aberto a caixa e ligado o tablet. Achou a chave de liga/desliga, e ela nunca tinha visto uma na vida. Ele deixou o computador carregar.  Em cinco dias, as crianças estava usando 47 aplicativos diferentes por dia. Em duas semanas estavam cantando músicas que ouviam nos tablets. Em inglês. E em cinco meses já tinham hackeado o Android. Algum idiota tinha desativado a câmera, as crianças descobriram que o tablet tinha uma câmera e hackearam a máquina para fazê-la funcionar.
Mais: elas passaram a usar os tablets para ensinar seus pais."
O cérebro humano não é uma maravilha absoluta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário