segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os Domos de Diana

Algumas das mais impressionantes tumbas feitas pelo homem estão na Sardenha, construídas pela antiga civilização Oziere entre 3400 e 2700 antes de Cristo. Elas foram chamadas, pelas civilizações posteriores, de "casas das fadas", por causa de sua aparência externa: estranhas aberturas quadradas em rochedos verticais. Seu nome real é Domos de Diana, em homenagem à deusa romanda da caça.
Hoje utilizadas como refúgios por pastores de ovelhas, estas cavernas eram seladas e muito adornadas com pinturas vermelhas e cabeças de touro, representando a fertilidade e a regeneração. Pouco desta decoração ainda sobrevive porque os romanos, muitos séculos depois, resolveram poupar o trabalho de cavar covas para seus mortos e passaram a reutilizar os domos dos Ozieres...

Image of Domus de Janas located in Sardinia, Italy | Domus de Janas in Bonnanaro.

Image of Domus de Janas located in Sardinia, Italy | Domus de Janas in Lotzorai.

Image of Domus de Janas located in Sardinia, Italy | Inside a Domus de Janas.


Existem cerca de duas mil delas, muitas para apenas um corpo e outro mais complexas, para famílias inteiras, construídas como verdadeiras casas e com falsas portas que não podiam ser abertas pintadas na parede - a divisão entre os mundo dos vivos e o dos mortos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário