terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gente é gente, governo é governo

Uma demonstração de que gente é gente, governos são coisa completamente diferente.
A Jordania está construindo um sincroton - acelerador de partículas nucleares - coisa caríssima e fundamental para pesquisas físicas avançadas. Andam arregimentando dinheiro para a máquina, chamada de Sésamo, e têm apoio da Turquia, Paquistão, Egito, Chipre, Irã e Israel.
Como assim? Irã e Israel juntos e de acordo num mesmo projeto? Mas o Irã não quer destruir Israel? Israel não quer jogar bombas atômicas sobre as instalações nucleares iranianas? Mais: Turquia e Paquistão também não andam às turras? Chipre não odeia a Turquia?

Essas brigas terríveis são coisas de governos. As pessoas das comunidades científicas pensam diferente, tanto que com o apoio de todos as obras estão adiantadas e a operação do Sésamo pode começar já em 2015.

As obras do Sésamo
O inglês Chris Llewellyn Smith dirige o projeto e está entusiasmado: "A ciência é uma linguagem comum a todos, se podemos falá-la em conjunto também poderemos construir pontes de confiança úteis em outras áreas."
A BBC teve acesso à ultima reunião do grupo de apoiadores e ficou impressionada: iranianos, israelenses, egípcios, turcos, paquistaneses - todos sentaram lado a lado e conversaram calmamente, sem sinal de animosidade.
Para o professor Eliezer Rabinovici, da Universidade Hebreia de Jerusalém, o projeto "é um raio de esperança para muitas pessoas nessa área científica, que ousam acreditar que a vida na região pode ser melhorada. Vivemos tempos difíceis, mas como cientistas olhamos a longo prazo e não vemos conflitos de interesse entre os povos do Irã e Israel."
O mesmo sentimento é expresso pelo pesquisador iraniano Mahmoud Tabrizchi, da Universidade de Isfahan: "Todos os cientistas precisam de boas ferramentas para trabalhar, e com este esforço conjunto vamos conseguir um síncroton. O propósito do Sésamo é que possamos todos trabalhar juntos."
Na próxima fase de construção tanto Irã quanto Israel vão participar com 5 milhões de dólares cada, bem como os outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário