terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os molhos que mudaram nossa maneira de comer

A humanidade sempre gostou muito de condimentos para sua comida, especiarias - algumas caríssimas e trazidas lá do fim do mundo - tornavam cada prato especial.
Os condimentos são sintetizados em molhos, e o chef Antonin Careme, o fundador da moderna culinária francesa sintetizou a infinidade de molhos em cinco tipos que abrangem todas as variantes: os brancos (bechamel), os louros (velouté), os marrons (demi glacê), os de manteiga (holandês) e os vermelhos (de tomate).
E se Julia Childs disse um dia que os molhos "são o esplendor e a glória da culinária francesa" isso é menos de meia verdade: eles são fundamentais em todas as culinárias.
Estes seriam os cinco molhos mais importantes, os que fazem que com olhemos com maior prazer os pratos comuns do quotidiano:

1 - O molho da mãe

   Sem fórmula definida, com  milhões de variedades e gostos, de tomate, de carne, de galinha, de qualquer tipo. o molho da memória do gosto bom da infância é sempre absolutamente perfeito e fundamental.

2 - Maionese

  Já na culinária fora da casa da infância o verdadeiro molho número um é certamente a maionese. Ela está na base de muitos outros molhos (como o remolado, o rosé, o french, o tártaro) e talvez seja o ingrediente de molhos mais utilizado. Não há um registro preciso de como ela foi inventada, mas aparentemente começou na Espanha com um chef francês comemorando uma vitória
militar e sem os ingredientes que queria. Aí ele resolveu testar óleo de oliva com ovos...

3 - Tabasco

  Uma das poucas invenções da culinária norte-americana, o tabasco ganhou o mundo e um lugar na lista porque sintetiza bem todos os outros molhos de pimenta, esta especiaria que por séculos foi a mais ambicionada. É só pimenta, sal e vinagre, mas faz uma diferença na comida... Na escala Scoville, inventada em 1912, os tabascos vermelhos ficam entre 2.500 e 5.000 unidades de capsicina. Pimenta preta vai de 100 a 900, um chili fortíssimo fica entre 150 e 300 mil e o spray de pimenta usado pelas polícias chega a 3 milhões de unidades.

4 - Molho Worcestershire

   O molho inglês foi criado há 200 anos por dois químicos ingleses que tentavam reproduzir um tempero indiano. Não conseguiram, ficou ruim, mas acabou sendo bom depois de envelhecido. Produto de laboratório para ser usado em carnes, tem fórmula complexa e ingredientes como alho, cravo, peixe (!), soja, vinagre, limão e pimenta.

5 - Molho especial do McDonalds

 A gente pode não gostar e até achar que o McDonalds é responsável por toda a epidemia de obesidade que assola o planeta. Mas seus hamburgers mudaram o jeito que a humanidade come, e seu misterioso molho estava na base desta revolução. Embora atualmente a receita seja conhecida e copiada até por grandes chefs, você nunca fará igual. Leva maionese, suco de picles doce, mostarda amarela, vinagre de vinho branco, alho em pó, cebola em pó e páprica. A repetição é impossível porque a fórmula original também inclui vários conservantes, acidulantes, flavorizantes, o escambau.

Um comentário:

  1. Muito bom. E vamos reforçar que sabendo aquela base citada lá em cima, o resto se faz com inspiração e bom gosto! E que nos lambuzem os molhos!!!

    ResponderExcluir