quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O futuro da humanidade depende de um estudante chinês

Há alguns dias um estudante chinês de escola elementar, identificado por este pseudônimo, @土豆网, postou lá no twitter deles lá, que se chama Sina Weibo, esta foto aí abaixo. Ganhou milhares de retweets e comentários. Por que? Veja a tradução do texto abaixo.
SixthGradeEssay-250.jpg

"O tempo passa muito rápido. Chegou a metade do ano letivo e eu já comecei, nervosamente, a me preparar para as provas, porque se eu não estudar muito minhas notas não vão melhorar e eu serei xingado pelos meus pais e se eu for xingado perderei minha autoconfiança, e se perder minha autoconfiança não terminarei meus estudos, e se não terminá-los não vou me formar na Universidade, e se não me formar não conseguirei um bom emprego  e se não conseguir um bom emprego não vou ganhar dinheiro, e se não ganhar dinheiro não pagarei impostos e se não pagar impostos será difícil para o país pagar salários aos professores e se os professores não forem pagos não vão se dedicar ao trabalho, e se eles não se dedicarem ao ensino isto vai impactar o futuro da nação, e se ele for impactado será difícil para a China avançar e se desenvolver e o povo chinês vai degenerar até uma raça bárbara. Se o povo chinês degenerar até uma raça bárbara, os Estados Unidos começarão a suspeitar que nosso país tem armas de destruição em massa, e se nossa nação as tiver os Estados Unidos começarão uma guerra com a China e surgirá a Terceira Guerra Mundial, e se ela surgir e se tanto a China quanto os EUA não prevalecerem vão usar armas nucleares, e se usarem armas nucleares vão destruir o meio ambiente, e se destruírem o meio ambiente vão criar um enorme buraco na atmosfera, e com um grande buraco na atmosfera o aquecimento global vai explodir e os gelos nos polos norte e sul vão derreter, e com esse derretimento os níveis dos mares vão subir e se os níveis dos mares subirem toda a humanidade vai se afogar e morrer. Porque meu estudo está relacionado à segurança e sobrevivência de toda a raça humana eu tenho que passar os próximos dias estudando muito, de maneira a ir bem na prova e assim prevenir esta tragédia."

O texto provocou muitas risadas na China, o que é bastante incomum - chineses normalmente não riem.
Mas há muita gente analisando as relações causa e efeito dos escritos do estudante e achando que ele, na verdade, conseguiu sintetizar muito bem o efeito borboleta. E as risadas pela internet, na China, podem também significar aceitação e respeito.
Outro efeito: muitos estudantes disseram que vão passar a estudar mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário