segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A garrafa d'água que se enche sozinha


O besouro do deserto da Namíbia vive num ambiente com temperatura de mais de 45º centígrados e praticamente sem umidade. Ele praticamente produz sua própria água, com uma carapaça cheia de pequenos calombos que atraem umidade cercados por vales que a repelem. Ele retira a umidade do ar e assim sobrevive.
Existem mais de 14 quatrilhões de litros de água no ar, mas mesmo assim muita gente passa sede, o que não aconteceria se pudéssemos fazer como o besouro.
Cientistas trabalham nessa questão há mais de dez anos, e agora o MIT - Massachussets Technology Institute - anuncia uma fascinante novidade: uma garrafa d'água que se enche sozinha, operando nos moldes do truque do besouro do deserto.

  
O besouro inspirador e um protótipo da garrafa

Uma empresa chamada NBD Nano já tem até um produto em avançada fase de desenvolvimento: essa garrafa é capaz de, com umidade relativa do ar de 75%, coletar 3 litros de água por metro quadrado a cada hora.
Imaginem o que isso significa em países pobres com pouca água. E até na sua vida diária, uma garrafa que se enche continuamente, em casa, ou enquanto você corre ou caminha. Simplesmente fantástico. A NBD Nano diz que a garrafa estará pronta para uso em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário