quarta-feira, 21 de novembro de 2012

China, né? O novo edifício mais alto do mundo


Vem aí o mais novo edifício mais alto do mundo.
Ele vai se chamar Sky City, será construído na cidade de Changsa, na China, terá 220 andares e 838 metros de altura, nove a a mais que o Burj Khalifa, em Dubai.
Chega? Mas ainda tem mais: a construtora chinesa garante que vai concluir o prédio em apenas 90 dias.  Em algumas fases da obra eles pretendem erguer cinco andares por dia.
Isso parece uma loucura, algo impossível, e a grande maioria dos engenheiros ocidentais está torcendo o nariz.
Mas os chineses garantem que tudo vai funcionar dentro do cronograma. O truque, segundo eles, é ter tudo pré-fabricado. E, na verdade, a construtora tem um trunfo: ela já construiu um hotel de 30 andares em apenas 15 dias e o dito está perfeitamente de pé e completamente funcional.
A obra começa no final do ano e deverá estar pronta nos últimos dias de março de 2013. Ou seja: logo saberemos se é possível ou não.


 Veja aí ao lado uma concepção do Sky City que, independentemente do prazo de construção, exibe alguns números incríveis: vai consumir 220 mil toneladas de aço e será lar para nada menos que 31.400 pessoas, as quais vão ocupar 83% de sua área e serão atendidas por 104 elevadores de alta velocidade. O restante do espaço será ocupado por escolas hospitais, escritórios, lojas e restaurantes.
E os construtores garantem ainda que ele será capaz de resistir a um terremoto de 9.0 na escala Richter, o que é um cataclismo colossal. Outro detalhe interessante: o custo do Burj Khalifa foi de 15 mil dólares por metro quadrado, o Sky City custará 1.500 dólares por m2....



Nenhum comentário:

Postar um comentário