quarta-feira, 21 de novembro de 2012

5 dicas para aumentar sua segurança no trânsito

Todo mundo se acha o melhor motorista do mundo, embora seja óbvio que o melhor sou eu.
De qualquer forma, sempre dá para aprender algumas coisinhas que aumentam nossa segurança, até porque o trânsito anda cada vez mais louco e difícil.
Tenho cinco detalhes que podem ser úteis

1. Não veja seu carro pelos retrovisores

   Para eliminar ou diminuir ao máximo os pontos cegos nas laterais dos carros, os espelhos retrovisores externos devem ser regulados de modo que o seu carro seja invisível. Vá abrindo o ângulo, abrindo até que a lateral de seu carro desapareça. O ideal é também não ver seu carro pelo espelho interno, mas isso é impossível na maior parte dos carros pequenos brasileiros. Centralize ao máximo.

2. Use o freio de mão

  Estacionou? Puxe o freio de mão. Não só porque seu carro fica mais seguro com ele acionado, mas porque ele precisa ser usado constantemente ou os cabos podem enferrujar e quebrar quando forem realmente necessários. Os freios normais dos carros são hidráulicos e podem pifar em caso de vazamento. O freio de mão é mecânico e deve estar sempre pronto para uma emergência.

3. Preste atenção no trânsito, não nos sinais.

   Nossas ruas estão entupidas de sinais e placas de trânsito. É fácil se distrair olhando para elas, mas o importante mesmo é prestar atenção ao trânsito. Deixe os sinais para segundo plano, o próprio fluxo de trânsito vai orientá-lo.
Numa cidade da Holanda estão aplicando este conceito ao pé da letra: em 20 cruzamentos previamente cheios de sinais e placas, eles montaram rotatórias e deixaram tudo sem qualquer sinal. O número de acidentes diminuiu e o trânsito melhorou.

4 - Cuidado com o que você ouve

  Dirigir ouvindo música é bom, pode relaxar e deixar o motorista mais calmo e focado. Mas nem toda a música tem este efeito. Um estudo comprovou que motoristas ouvindo músicas com mais de 120 batidas por minuto - como as techno e as dance das casas noturnas - têm sua frequência cardíaca aumentada, perdem a concentração, são mais propensos a cruzar sinais vermelhos e a causar acidentes. Música calma, senhores, no máximo um roquezinho balada.

5 - Mantenha os faróis ligados

  Essa chega a ser surpreendente porque houve legislação tentando aqui, mas foi uma daquelas leis que não pegaram: mantenha seus faróis acesos mesmo durante o dia. São inúmeros os estudos que demonstram que faróis ligados aumentam em qualquer circunstância a visibilidade de seu carro e com isso aumentam sua segurança. No Canadá, Suécia e Finlândia os carros já são obrigados a sair de fábrica com um sistema que mantém os faróis sempre ligados. No futuro, quem sabe, isso também aconteça no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário