quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

200 anos dos irmãos Grimm, os assustadores

Hoje, 20 de dezembro de 2012, faz exatamente 200 anos da data de lançamento do primeiro livro dos Irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm.
Eles fizeram coisas muito famosos como Cinderela, A Bela Adormecida e Branca de Neve, mas também muitas histórias terríveis e violentas - embora dedicadas às crianças.



De maneira até surpreendente, os Irmãos Grimm são bem mais apreciados no resto do mundo do que na sua Alemanha natal.

Os alemães meio que querem distância deles, porque está consolidada a tese, construída após a segunda guerra, de que as histórias violentas (como uma, chamada de Como as crianças brincavam de açougueiro, em que uma família inteira se massacra) tiveram uma forte influência na formação do caráter alemão e no surgimento do nazismo.
Num livro de 1978,  Louis Snyder escreveu um livro dizendo que as raízes do nazismo estavam nas histórias de Grimm. Mais recentemente o escritor alemão contemporâneo  Günther Birkenfeld escreveu que as histórias dos Grimm explicam como os alemães foram capazes de atrocidades como as Auschwitz.

Boa parte do livro dos irmãs não é mais usada nas escolas infantís do país, há um generalizado repúdio. Mas uma coisa é a aversão aos irmãos, outra são os negócios: no ano que celebração que começa hoje as cidades de Hamelin e Bremen, bem como os castelos de contos de fadas da Alemanha, esperam faturar muito. Milhares de turistas de todo o mundo são esperados, e você também está convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário