O Everest é meio grandinho. Tem 8.848 metros de altura, o maior gigante do planeta.
E não deveria ser difícil de identificar numa foto. Mas sempre é possível errar, e a coisa fica surpreendente quando o autor do erro é a Nasa.
A agência espacial publicou em seu site esta foto aí abaixo, do cosmonauta Yuri Malenchenko, dizendo que a montanha ao centro, onde o sol está refletindo, é o Everest:
Mas não é. A foto, feita da ISS, a 370 quilômetros de altitude, mostra o Saser Muztagh, que fica na Cashemira, Índia, até meio longe do Everst, que está na fronteira entre China e Nepal.
O engano foi descoberto pelo jornalista Kunda Dixit, um especialista em Himalaias, e a Nasa ligeirinho corrigiu o erro, mas não antes da foto ter sido divulgada por vários veículos de mídia importantes.
O astronauta Ron Garan, que esteve na ISS no ano passado, diz que conseguir fotografar o Everest é uma espécie de grande prêmio para quem trabalha na estação espacial. Ron explica que eles não têm um tempo específico para fazer fotos, e que precisam ficar cuidando pelas janelinhas, enquanto fazem outras coisas, esperando o momento exato em que sobrevoam o alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário