segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Os shoppings estão morrendo

Isso ainda demora um pouco para chegar aqui, mas a tendência parece ser irrefreável: vítimas do comércio via internet, os shopping centers começam a morrer. No Brasil eles ainda estão sendo construídos e inaugurados, mas nos Estados Unidos centenas já fecharam.



Inegavelmente tem algo de bem legal em entrar num shopping bonito, bem conservado, cheio de lojas. É a praça dos tempos contemporâneos, climatizada, o templo do varejo e da compra fácil. Os shoppings mataram as lojinhas familiares de rua, mas agora seu ciclo se encaminha igualmente para a morte - precoce e decretada pelas facilidades do mundo virtual.
Um município americano de porte médio está tentando enfrentar o problema de maneira diferente: o projeto é transferir para o prédio do shopping todos os serviços públicos, evitando um elefante branco abandonado aos ratos no centro da cidade.
Mas a maior parte dos shoppings acaba ficando como o da foto - um caixão gigantesco e sem sentido.
Hoje, nos EUA, mais de 200 shoppings estão com índice de ocupação inferior aos 35%, o que inviabiliza o negócio. Todos devem morrer durante 2013.
O processo só se acelera com Wi Fis cada vez mais rápidas e dispositivos móveis nas mãos da maior parte das pessoas.
OK, no Brasil ainda é diferente, teremos shoppings por bom tempo. Mas um experiente analista de mercado adverte: se você tem planos de abrir um varejo, monte um negócio on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário