quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O primeiro massacre escolar nos EUA

O primeiro grande atentado a uma escola nos Estados Unidos também foi o mais mortal.
Em 18 de maio de 1927 um fazendeiro chamado Andrew Kahoe matou a tiros sua mulher, destruiu completamente sua fazenda e depois foi para a Escola Consolidada Bath, que ele já tinha previamente enchido de dinamite.
Kahoe era membro do conselho da escola. Ele ficou conversando com o supervisor e então explodiu tudo, matando a si mesmo, o supervisor e 38 crianças. O número total de suas vítimas foi 45. Pouco restou do prédio, mas poderia ter sido pior: uma falha na fiação impediu que mais 500 quilos de dinamite enterrados sob o prédio explodissem.
Bath, no estado de Michigan, era um vilarejo de 300 habitantes. Todo mundo conhecia todo mundo num raio de 30 quilômetros. A escola era o maior prédio e o maior orgulho da comunidade.

Bath School
Os fundos da escola após a explosão


E porque o seu Kahoe fez essa barbaridade? Ele estava furioso com os impostos sobre sua fazenda. Só isso.
O massacre virou notícia nacional na mídia de então. Os jornalistas foram até lá, fizeram suas notícias e partiram. Mas três dias depois Charles Lindbergh partiu em seu voo solo cruzando o Atlântico, ganhou todas as manchetes e a tragédia de Bath desapareceu dos jornais.

2 comentários: