segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Osso de madeira: você ainda vai usar um

A rattan: breve num osso dentro de você

George Washington fez um dente postiço de madeira para ele. Funcionou. E agora se abre a possibilidade de usarmos a madeira de maneira mais abrangente em nosso corpo: uma equipe multinacional de pesquisadores anunciou que a madeira pode ser um excelente material para próteses ósseas.
No nível microscópico, alguns tipos de madeira têm muitas similaridades com o osso humano e assim um grande potencial para substituir partes danificadas de seu esqueleto. Os pesquisadores estão focados em madeiras simultaneamente leves e resistentes, e a mais promissora parece ser a da palmeira rattan, a mesma já hoje muito usada em móveis.
Ela é leve, forte e tem uma virtude extra: certa flexibilidade que lhe daria grande vantagem na comparação com as próteses metálicas atuais.
A madeira seria mais fácil de modelar que o metal, e poderia ser usada de forma bem mais ampla: quebrou, triturou, constrói um osso novo de madeira.
A coisa, entretanto, ainda não está pronta para uso. Devem ser desenvolvidos antes processos para remover da madeira resíduos químicos e impurezas que gerariam rejeição. E isso pode ser difícil e demorado. Mas um dia os ossos de madeira estarão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário