terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um grande truque de 1956

Este foi possivelmente o maior truque de todos os tempos.
Em outubro de 1956, o ilusionista e mentalista Jack Swimmer anunciou que iria predizer o exato número de votos que o então presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower faria na eleição do mês seguinte.
Ele garantiu que acertaria o número total de votos de Eisenhower, o seu número de votos na Califórnia e no condado de Los Angeles.
Uma pequena caixa com suas previsões foi colocada dentro de uma caixa maior, a qual qual foi trancada num cofre no dia 10 de outubro. Swimmer deixou 5 mil dólares - muito na época - com os conselheiros do município, dizendo que daria dinheiro para a caridade se suas precisões estivessem erradas.

  Em 13 de novembro, uma semana após a eleição, os supervisores abriram a caixa pequena e encontraram um rolinho de papel, muito pequeno, com os números:
33,974,241
2,875,637
1,218,462
Eram os totais exatos da votação de Eisenhower nos locais anunciados por Swimmer. Foram devolver seu dinheiro e ele disse que mesmo assim o doaria para a caridade, pois estava feliz em ter antecipado o resultado da eleição.
Swimmer nunca disse como fez a coisa, mas admitiu que não havia nada de sobrenatural.
Ninguém até agora descobriu.
A melhor teoria é de que a caixa pequena tinha uma chave oca no qual o minúsculo rolinho foi inserido e ejetado quando ela foi aberta. Pode ser. Alguns espectadores levantaram esta tese, mas quando tiveram a ideia a chave não estava mais disponível para uma eventual inspeção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário