sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ecce Homo, a história sem fim



Definitivamente, qualquer coisa pode ser transformada em negócio.
Lembram de Cecilia Gimenez, a octagenária espanhola que destruiu a pintura Ecce Homo, de  Elías García Martínez, numa igreja de Borja, Espanha, através de um restauração pateticamente ruim?
Pois bem. Primeiro ela ganhou fama mundial, virou viral. Pela internet, milhares de coisas ganharam a carinha torta e deformada que Cecilia imprimiu à pintura.
Mas, como a nossa velhinha não é nada trouxa, ela agora botou suas próprias obras de arte à venda no eBay. São umas pinturinhas bem prosaicas com cenas da vida em Borja. Mas a cotação anda boa, cerca de mil reais por quadro.

Ecce Homo 'restorer' Cecilia Gímenez's own painting: a landscape of Borja, for sale on eBay

E a própria igreja que teve o quadro destruído anda faturando bem: passou a cobrar ingresso dos interessados em ver a versão ceciliana do Ecce Homo e a receita chega a 10 mil reais por semana. Nada mau, não é? Dizem que a Cecília leva comissão...
Também há quem ainda espere faturar - e muito - com a história: um grupo de apostadores comprou todos os bilhetes que contém a data da revelação do trabalho de Cecilia na tradicional loteria El Gordo, sorteada no natal na Espanha. O número, se você estiver interessado, é 21812.
E este blogue, que não fatura nada, tem pelo menos o modesto orgulho de ter sido o primeiro a divulgar aqui no Brasil a história da incompetente e esperta Cecília.

Um comentário: