terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O uísque dos uísques

Glenfiddich's world-record-breaking Janet Sheed Roberts Reserve. The last of 15 bottles goes up for auction on Tuesday.


Janet Sheed Roberts, a neta do fundador da Glenfiddich, William Grant, viveu até os 110 anos e morreu no início deste ano. E a família resolveu homenageá-la leiloando 11 garrafas de Glenfiddich Malt Master que estão envelhecendo desde o ano novo de 1955.
Inevitavelmente este é o uísque mais caro do mundo. Existem 15 garrafas, quatro guardadas pela família. Uma das restantes foi arrematada por um colecionador que pagou o preço recorde de 94 mil dólares - cerca de 194 mil reais. Outras foram sendo leiloadas ao longo do ano, com renda para caridade,  e a última vai ao martelo hoje, 11 de dezembro, em Los Angeles. A expectativa é de que o preço atinja novo recorde, superior aos 100 mil dólares.
Já que nunca teremos a chance de provar esta maravilha podemos ao menos ler sua descrição, feita pelo Mestre do Malte da Glenfiddich, Brian Kinsman:
"É completamente lindo, muito diferente do que se poderia imaginar. Seria normal pensar que um uísque tão antigo seria muito amadeirado, muito gosto de carvalho e muito forte. E este é o oposto disso. É muito delicado, muito floral e frutado. É doce. E incrivelmente elegante."
Mas esse uísque de 1955 não é a reserva mais antiga que a destilaria tem. Existe uma produção de 1937, que ficou em barril até 2001. Um dia também será vendida e aí novos recordes surgirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário