quarta-feira, 31 de outubro de 2012

China vai acabar com política de só um filho

Uau! Nada mais é sagrado neste planeta.
A  China etá estudando o fim da política de "uma família, um filho", que vem lá de 1980, tempos do Mao, e foi o instrumento fundamental para a contenção de uma eventual explosão populacional.
Um anúncio oficial deve sair deve sair dentro de duas semanas, mas já está praticamente assegurado que a partir de 2015 os casais chineses poderão ter dois filhos e a partir de 2020 quantos quiserem.
Em algumas regiões do país a mudança pode ocorrer já em 2013.

China: até agora, um filho por casal
A política do filho único funcionou demograficamente, mas criou outros problemas sérios: como quase todos os casais queriam filhos homens, abortos de meninas são uma tragédia nacional. E há um enorme desequilíbrio na população jovem: sobram homens, que importam noivas do exterior.
Um primeiro passo na liberalização da política já foi feito há algum tempo, quando foi permitido aos casais ter um segundo filho quando o primeiro era uma menina.
O surpreendente no anúncio é que ele veio bem no meio das discussões palacianas que levarão à troca de comando no país, agora na primeira quinzena de novembro. Será que presidente Hu Jintao já negociou tudo com seu sucessor?
E os demógrafos já devem começar a refazer suas contas sobre como será o crescimento da população do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário