quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dinheiro!


Algumas cédulas e moedas realmente curiosas, começando com esta maravilha de cédula de 100 rublos da Rússia de 1910. A imagem é de Catarina, a Grande, e o desenho é uma perfeição.


Mas logo viria a revolução e o dinheiro imperial passaria para história. Virou uma confusão: após 1917 a Rússia chegou a ter moedas com 3 mil nomes diferentes, cada uma valendo apenas em certos lugares.  Boa parte delas tinha frases em várias línguas convidando o proletariado do mundo a unir-se, como esta:


Aí veio uma enorme duma hiper inflação, que trouxe com ela esta nota de 1 bilhão de rublos, no início da década de 20 do século passado:


Bem mais tarde a Iugoslávia também enfrentou uma hiper inflação, tanto que necessitou desta cédula de 500 bilhões de dinares em 1994:


Ela talvez tivesse menos valor real que este curioso níquel de madeira canadense do século 19:


Quem tem e teve o dinheiro mais louco certamente é a Somália, mas ela vale um post a parte. Por enquanto encerramos com uma moeda fantástica da República de Palau, em 2008. É comemorativa ao 150º aniversário da aparição da chamada Virgem de Lourdes e contém um pouquinho da água da gruta, muito útil para os que não podem fazer a peregrinação até lá:

Nenhum comentário:

Postar um comentário