terça-feira, 23 de outubro de 2012

Um pequeno príncipe vai mandar na China

Um dos principais temas na mídia internacional é a sucessão na China, que será decidida sem eleições, como sempre. Será agora, na primeira quinzena de novembro, no 18º congresso do Partido Comunista Chinês, que elegerá o novo corpo dirigente.
Há um monte de especulações sobre quem sucederá o presidente Hu Jintao e o que cada hipótese significaria para o planeta.
Mas a agência Reuters acha que já matou a charada, e vem com uma informação ousada:  ela garante que o comitê central deixará de ter nove e passará a ter sete membros. E que o novo presidente vai ser Xi Jinping, 59 anos, atual vice-presidente e também vice-chefe do comitê central militar, que controla as forças armadas.
O partido comunista chinês é basicamente dividido em duas facções. A principal é chamada de Elites e favorece o desenvolvimento econômico mas não quer reformas políticas. Nesta facção estão os pequenos príncipes, filhos dos revolucionários originais ou oficiais de alto escalão. A segunda facção é dos chamados Populistas, que simpatizam com os mais pobres e querem desenvolvimentos das províncias abandonadas do interior, mais justiça social e o fim da corrupção no governo.

Xi Jinping
Xi Jinping

O presidente Hu Jintao é populista, Xi Jinping é das elites e um pequeno príncipe...
Nos sete membros do novo comitê, sempre segundo a Reuters, as elites terão quatro representantes e os populistas três. Jinping, com doutorados em teoria marxista e educação ideológica, é bem aceito pelos populistas, o que garantiria um bom equilíbrio no comitê.
É só esperar para conferir se a agência de notícias está certa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário