sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lugares para ver antes que eles morram

Muitas coisas estão mudando no planeta, alguns lugares podem deixar de existir brevemente.
Veja se vale a pena conhecê-los antes do seu fim

Nuaru

b

Esta pequena ilha no Pacífico já chegou a ter a segunda maior renda per capita da Terra, por causa da sua riqueza em fosfato. Mas o fosfato acabou e deixou 80 por cento da ilha sem condições de ser aproveitada para agricultura ou qualquer atividade. Toda a água e a comida são importadas, em breve estará inabitável e será abandonada.

Mar Morto

y

Está encolhendo cada vez mais, porque toda sua água vem do Rio Jordão e está sendo usada para consumo humano ou agricultura antes de chegar lá.

Cidade do México



Construída sobre um leito de lago, afunda sem parar. E o ritmo aumentou recentemente porque a água da cidade vinha de um aquífero, abaixo do leito do lago, que acabou secando, Agora são dois problemas: o afundamento mais rápido e a necessidade de novas fontes de água para 20 milhões de pessoas.

 Freetown Christiania



Um pequeno bairro de Copenhagen, antiga base militar ocupada em 1971 pelos hippies, que vivem lá desde então. Fizeram negócios, até enriqueceram, e atraem turistas. Toda a propriedade é coletiva e toda a maconha é plantada e processada lá mesmo. O governo sempre tolerou os loucos de Freetown, mas agora o novo governo conservador da Dinamarca quer acabar com a coisa. Já aumentou um monte os impostos dos hippies e ganhou poderes para demolir parte do bairro e construir condomínios.

Maldivas

b

São 1.200 ilhas com elevação máxima de pouco mais de um metro sobre o nível do mar. Deverão ficar completamente submersas em 50 ou 100 anos, mas antes já ficarão inabitáveis pela erosão e contaminação das fontes de água potável pelo sal.

As neves do Kilimanjaro



Estão encolhendo a cada ano, já são quase nada. E podem desaparecer completamente já em 2015. As neves no coração da África existem há 11.500 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário