segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em busca do soldado desaparecido

Há pouco mais de 23 anos os russos abandonaram o Afeganistão, pondo um fim a uma guerra tão estúpida e inútil quanto a que acontece agora lá.
Mas 265 soldados nunca apareceram para a retirada, e são até agora considerados perdidos em ação.
Por que não voltaram para casa? Hoje os russos acreditam que eles tinham medo de alguma punição por parte do regime da União Soviética, que então se esfacelava. Preferiram se esconder e viver vidas anônimas no Afeganistão, no Paquistão ou na África do Sul.
Agora a Rússia decidiu procurá-los e trazê-los de volta, acreditando que eles simplesmente não ficaram sabendo das leis de anistia promulgadas ao fim do regime comunista.

Retirada do Afeganistão, após 15 mil mortos em combate
Alexander Lavrentyev, vice-presidente do Comitê de Veteranos de Guerra, acredita que muitos deles ainda estão vivos e faz um apelo: "Eles não serão processados, suas famílias ainda esperam por eles, queremos que todos que tenham alguma informação nos ajudem a encontrá-los."
Ele diz que uma guerra não termina até que o último soldado volte para casa. E vai além:
    - Às vezes me perguntam porque estou trabalhando neste tema e reabrindo velhas feridas. Tenho sempre a mesma resposta: vão visitar uma mãe que tem seu filho tido como desaparecido e ouçam sua história.
A trágica e absurda guerra no Afeganistão foi uma das causas do colapso do império soviético, que perdeu lá 15 mil soldados. Para nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário