Quando você engole um Red Bull da vida, o que está realmente tomando?
Uma enorme duma mistura, que não é lá muito bem explicada.
Todos energéticos têm cafeína e várias vitaminas da família B, e há controvérsias sobre se alguma delas realmente pode ter algum efeito energético. Mas mal não fazem.
E o resto é que os fabricantes chamam de mix energético, que tem variados ingredientes. Mas ninguém diz a quantidade exata de cada um.
Veja o que são estes ingredientes, sendo que cada marca pode não ter todos:
Taurine: um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo. Uma espécie de calmante, não se sabe porque estaria num energético. Mas fez parte do marketing da Red Bull e aí outras marcas também o incluíram.
Panax Ginseng: uma erva que algumas pesquisam sugerem aumentar a energia e diminuir o cansaço. Não é nada perigosa e pode ser eficiente.
L-Carnitine: um aminoácido natural que afeta o metabolismo e o nível de energia. Não há consenso, mas alguns pesquisadores dizem que a L-Carnitine é boa porque ajuda a queimar gordura. Não é perigosa nos níveis utilizados nos energéticos, que também seriam muito baixos para estimular a queima de gordura. Nem útil, nem perigosa.
Guaraná: é mais poderosa que a cafeína como excitante. Ajuda, desde que não se tome demais.
Inositol: um carboidrato produzido pelo corpo e presente em muitas frutas e grãos. Pode ser bom para o sistema nervoso, mas só com níveis muito superiores aos utilizados nos energéticos. Sem perigo, ineficaz.
L-Tyrosine: aminoácido presente nas comidas altamente proteicas. Diminui o stress severo, mas só em doses muito altas, o que não ocorre nos energéticos. Não é perigoso, eficácia duvidosa.
L-Phenylalanine: outro aminoácido, este presente no leite. De novo: certamente não perigoso, de eficácia contestada.
Citicoline: este é um estimulante de verdade, que funciona. Aumenta a energia e o estado de alerta. Não é considerado perigoso.
Conclusão: é muito provável que o seu energético não lhe traga perigos. Alguns dos ingredientes realmente podem influir no seu ânimo e nível de energia. E o resto, considerado inócuo, entra no marketing dos produtos.
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