terça-feira, 30 de outubro de 2012

Disney e a medicina

Além da diversão para várias gerações, os desenhos animados e filmes dos estúdios Walt Disney contribuíram para a medicina. Você duvida? Pelos menos cinco condições psicológicas têm seus nomes associados aos filmes da Disney.
Alguém poderia dizer que na verdade os nomes vêm dos livros, mas isto seria injusto porque  o alcance dos filmes foi muito maior que o dos livros que os originaram.
Vejam aí:

Síndrome de Peter Pan

  Não é reconhecida oficialmente pela Organização Mundial de Saúde, mas estudos sérios garantem que existe. Como no garoto que nunca crescia, é caracterizada por imaturidade emocional e recusa a aceitar responsabilidades. Muito mais frequente em homens que em mulheres, que por sua vez podem sofrer da Síndrome de Wendy - agir como mãe para seu companheiro e outras pessoas.

Síndrome da Bela Adormecida

  A Bela Adormecida dormiu dos 16 anos até ser acordada pelo beijo do príncipe, anos mais tarde. Na vida real a síndrome da Bela Adormecida é o apelido da Síndrome de Klene-Levin, um distúrbio neurológico relativamente raro, caracterizado por excesso de sono e alterações no comportamento. Os episódios podem durar meses, incapacitando a pessoa a trabalhar ou estudar. As belas adormecidas da vida real só acordam para comer e ir ao banheiro.

Síndrome de Rapunzel

 Jogue-me suas tranças, Rapunzel. Mas não as coma. A Síndrome de Rapunzel é muito rara (só 24 casos registrados até agora) e consiste em comer cabelo compulsivamente. O cabelo não é digerido, forma grandes bolas no trato intestinal e pode causar perfurações. Só pode ser removido cirurgicamente.

Complexo de Bambi

 Também não reconhecido ainda pela OMS, o complexo inspirado no veadinho que perdeu a mãe e fez milhões de pessoas chorar consiste num amor desproporcional aos animais, especialmente os bonitinhos. Os pacientes podem se tornar raivosos contra pessoas que não nutrem sentimentos semelhantes. E violentos contra caçadores e similares.

Complexo de Cinderela

  Outra doença não oficial mas que existe: o Complexo de Cinderela foi imortalizado no livro de 1981 de Collette Downing, que o definiu como um medo oculto que algumas mulheres têm de independência. As vítimas são emocional e financeiramente muito dependentes de homens. Na minha opinião este complexo tende a desaparecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário