quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma nova guerra para Don Barret

Don Barret, o advogado norte-americano que conseguiu derrotar as indústrias de tabaco nos tribunais e forçá-las a pagamento de indenizações que atingiram 200 bilhões de dólares, está de volta. E por mais uma boa causa: seu alvo agora são as indústrias de alimentos.
Sua história apareceu parcialmente no filme O Informante e Barret, aos 68 anos e riquíssimo, ergue sua nova bandeira de olho na saúde: "Não preciso de dinheiro, mas este é o meu trabalho e aqui temos uma chance de realmente ajudar as pessoas. Não digo que a indústria de alimentos é como a do tabaco, mas temos uma epidemia de obesidade que afeta a saúde da população."
    A ideia do advogado é que as indústrias promovem seus produtos de maneira mentirosa, dizendo que eles são saudáveis ou naturais quando isso não é verdade. O açúcar, explica Barret, é escondido na composição dos produtos. Potes de iogurte, por exemplo, dizem que contêm "caldo de cana evaporado", só para não dizer açúcar. E Barret afirma também que os produtos que dizem ser necessária a manutenção em refrigeração após abertos querem induzir uma ideia inverídica de ausência de conservantes.
"O povo acredita que, se uma coisa foi aprovada para ser vendida ela é saudável, e isso não é verdade", diz Barret.  "Para ter direito de escolha real, o povo precisa estar bem informado sobre suas opções. Isso significa que a indústria dos alimentos deve começar a contar a verdade sobre seus produtos, a lei o requer."
Pode ser uma batalha tão longa quando a sua cruzada contra as tabageiras, mas Barret vai ganhar de novo.  "Os rótulos falsos são a única prova de que precisamos", garante ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário