sábado, 27 de outubro de 2012

Olho branco para o aquecimento

Pela primeira vez nos últimos 24 anos (ou sete eleições) o tema mudanças climáticas - ou aquecimento global - não foi citado nem uma vez nos debates entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos.
Parece que houve até um acordo, o assunto oficialmente não existe mais.
E isso que as evidências são cada vez mais claras, como o acelerado degelo do Ártico durante os verões do Hemisfério Norte.
Por que?
O brilhante naturalista e documentarista inglês David Attenborough - que até Sir é - tem uma explicação: os dirigentes americanos fazem olho branco e esquecem o tema simplesmente porque seria muito caro consertar as coisas, disse ele ao The Guardian:
-  Me preocupa que a nação mais poderosa do mundo negue o que o resto de nós vê claramente. Não sei o que fazer sobre isso. Negar é mais fácil.



Reconhecer as mudanças, segundo Sir David, significaria que "uma grande parcela do orçamento nacional teria que ser dedicada ao tema. Os políticos preferem dizer, felizes, não se preocupem, não vamos aumentar seus impostos."
Como mudar este quadro?
Para Attenborough, infelizmente, a única maneira seria um desastre climático colossal atingindo os Estados Unidos. Até lá vale a política do olho branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário