quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O maior transplante de rosto

Em 1997 Richard Lee Norris sofreu um acidente com arma de fogo - atirou em seu próprio rosto, sobreviveu por sorte mas ficou com a face completamente destruída.
Por 15 anos ele viveu como um recluso, só saindo de casa à noite e usando uma máscara, porque as pessoas teriam dificuldade de suportar ver seu rosto. E agora um alerta: tem uma foto deste rosto muito deformado logo abaixo.
Mas em março deste ano ele recebeu uma face nova de um doador anônimo, cujos órgãos naquele mesmo dia ajudaram mais cinco pessoas.
Uma enorme equipe da Universidade de Maryland fez então em Richard o maior transplante de face jamais experimentado. O resultado? "Já posso sair na rua sem que as pessoas sequer me olhem duas vezes", diz ele. "Posso começar a trabalhar e a ter uma nova dia."
É absolutamente fantástico o que os médicos conseguiram. Ele sente seu rosto, pode se barbear e escovar os dentes. E recuperou o sentido do olfato, que tinha perdido no acidente. Suas funções motores no rosto estão em 80% do possível no lado direito e 40% no lado esquerdo.

Abaixo, as fotos. A primeira dupla mostra como ele era antes do acidente e a segundo num estágio intermediário, entre as múltiplas cirurgias que sofreu.
O conjunto ao pé da página mostra como ele ficou depois do acidente e como está agora, aos 37 anos. O novo rosto é até mais jovem do que ele.

Before: Richard Lee Norris before the tragic shooting accident (left) and with his new face, teeth, tongue and jaw after extensive surgery in March (right)  Before: Richard Lee Norris before the tragic shooting accident (left) and with his new face, teeth, tongue and jaw after extensive surgery in March (right)
Incredible: Richard Lee Norris, 37, who had the most extensive face transplant to date, is seen before and in a photo made 114 days after the transplant was performed in March


Nenhum comentário:

Postar um comentário