segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sabedoria indígena

A reserva indígena das Seis Nações é a mais antiga do Canadá e existe até hoje, no estado de Ontario.
Estas são as seis nações que a ocupam e mantém:




Sua longevidade e independência talvez seja explicada em parte por este episódio.
Em 1744 o Colégio de William & Mary enviou correspondência à reserva sugerindo que seis jovens índios fossem enviados ao colégio para receber "educação apropriada",
A resposta foi a seguinte:

"Nós sabemos que vocês têm em alta conta o tipo de ensino que dão nestes colégios, e a manutenção de nossos jovens com vocês lhes seria muito cara. Entendemos que seu convite visa nosso bem, e agradecemos de coração.
Mas vocês, que são sábios, devem saber que diferentes nações têm diferentes conceitos das coisas, e esperamos que não se incomodem porque o o seu tipo de educação não é o mesmo que o nosso. Já tivemos alguma experiência com isso: alguns de nossos jovens já estiveram em seus colégios e foram instruídos em todas suas ciências.
Quando retornaram para nós eram maus corredores, ignoravam todas as maneiras de viver nas florestas, não sabiam enfrentar fome e frio, não sabiam como construir uma tenda, caçar um veado ou matar um inimigo. Falavam mal nossa língua, não eram aptos a serem guerreiros, caçadores ou conselheiros. Não eram bons para nada.
Por esse motivo devemos declinar de seu gentil convite, e para mostrar nossa gratidão pela bondade da iniciativa, convidamos seis jovens de sua nação para estudar conosco. Vamos cuidar de sua educação, ensiná-los tudo o que sabemos e fazer deles homens."

Photo:  Iroquois Chiefs from the Six Nations Reserve reading Wampum belts / National Archive of Canada / C-085137
Chefes das Seis Nações reunidos em 1870


Nenhum comentário:

Postar um comentário